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quinta-feira, 13 de agosto de 2009
O uso dos recursos tecnlogicos na pratica pedagógica.
Ao se propor a refletir, explorar este assunto, demanda em primeiramente voltar a definição da palavra identidade. Conforme o dicionário Michaelis (2006) identidade reuni o conjunto de caracteres próprios de uma pessoa, aquilo que é considerado exclusivo dela, como esta deve ser reconhecida. Como deve, como precisa ser reconhecido. Observa-se a profundidade que encerra esta definição. Quantas idéias e possibilidades de análises podem deflagrar a partir disto. E direcionando para o professor poder-se-ia perguntar como deseja ser reconhecido? Como ocorre esta construção de identidade? Ele é o professor profissional? É outro profissional que também exerce a docência? Ou é o professor que exerce outra profissão? Que lugar este profissional ocupa na organização da sociedade? A profissão de professor, como as outras, emerge em dado contexto e momento histórico, como resposta a necessidades apresentadas pelas sociedades, adquirindo estatuto de legalidade. Assim, algumas profissões deixaram de existir e outras surgiram nos tempos atuais. Outras adquirem tal poder legal, que se cristalizam, a ponto de permanecer como práticas altamente formalizadas, com significado meramente burocrático. Outras não chegam a desaparecer, mas se transformam, adquirindo novas características para responderem a novas demandas da sociedade. E o professor se enquadra neste contexto, nesta organização social, pois a educação ocorre na realidade a qual ele está inserido. Este profissional não irá inventar um espaço próprio para exercer a sua profissão à revelia. Ele está nesta dinâmica histórica e é nesta complexidade que a identidade do professor se constrói.
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